sábado, 27 de agosto de 2011

Max More fala sobre a prioridade número 1 para os transhumanistas




Traduzi hoje trecho de uma excelente entrevista de Max More ao blog "Singularity 1 on 1".
Para quem não o conhece, Max More é considerado a primeira pessoa a utilizar o termo transhumanismo no seu sentido atual e é um dos líderes do movimento. É PhD em filosofia pela Universidade de Oxford e atual presidente da Alcor Life Extension (que ele comenta em outro trecho desta mesma entrevista). Depoimentos de Marvin Minsky, professor emérito do MIT, sobre Max More: "Existem poucas pessoas que sabem tanta coisa, podem a um só tempo pensar tão clara e corajosamente e conseguem se expressar tão acuradamente.

Carl Sagan era uma dessas pessoas e, parcialmente pagando o preço com sua vida ele conseguiu atingir o grande público. Mas Sagan se foi e não foi substituído. Eu vejo Max como meu candidato a este posto."
A legenda pode ser baixada no youtube, caso alguém queira traduzir para outra língua.



Sócrates (nick do entrevistador):
Olá a todos e sejam bem-vindos
ao "Singularity 1 on 1"
"Singularity 1 on 1" é um blog futurista
cujas entrevistas você pode escutar ou baixar.
Como vocês já podem saber, meu nome é Sócrates
 e eu farei as perguntas na entrevista.
Hoje tenho a honra de ter como meu convidado
o Dr. Max More (PhD).

Dr. Max More tem um currículo muito rico e longo
talvez a forma mais rápida de apresentá-lo
seja citando dois outros grandes futuristas e pensadores.

Marvin Minsky, o pai da inteligência artificial
[Professor Emérito do M.I.T.],
disse de Max More: "Existem poucas pessoas
que sabem tanta coisa, podem a um só tempo pensar 
tão clara e corajosamente
e conseguem se expressar tão acuradamente.


Carl Sagan era uma dessas pessoas e, 
parcialmente pagando o preço com sua vida
ele conseguiu atingir o grande público.
Mas Sagan se foi e não foi substituído.
Eu vejo Max como meu candidato a este posto."


E Raymond Kurzweil disse de Max More:
"As ideias de Max More são muito influentes
entre outros grandes pensadores e líderes.
Seus escritos representam futurismo
 cientificamente fundamentado
e refletem um entendimento sofisticado
das tendências tecnológicas
e de como estas tendências provavelmente
se desenvolverão neste século que se aproxima."

Então, olá Max e seja bem vindo ao "Singularity 1 on 1".

Uma das suas citações mais famosas que encontrei foi esta:
"Nós conquistamos dois dos três sonhos dos alquimistas:
a transmutação de metais e aprendemos a voar.
A imortalidade é a próxima conquista."

Você poderia nos explicar
porque você acha
que a imortalidade é a próxima conquista?

Max More: Eu escrevi isso há um tempo atrás
e devo dizer que hoje
eu não uso mais o termo imortalidade.

Sócrates: Aubrey de Grey é muito cuidadoso
 em evitar esta palavra.

Max More: A gente se sente tentado a usar "imortalidade"
porque é uma única palavra, de fácil compreensão,
melhor do que usar expressões longas
mas eu não diria imortalidade porque isso implicaria em
uma garantia de nunca morrer ou nunca perecer.
E acho que ninguém pode garantir isso,
isso teria conotações religiosas.
Eu prefiro "superlongevidade" ou
viver indefinidamente.

A idéia é que os alquimistas eram protocientistas
Eles tentavam fazer ciência
antes da existência do método científico.
Eles foram muito criticados,
mas eles também fizeram progressos.
Mas usando a ciência moderna,
nós temos sido capazes de atingir aqueles objetivos.
Nós somos capazes de voar usando máquinas.

E conseguimos transmutar elementos
a um grande custo energético, mas é possível.
Então, resta o terceiro objetivo dos alquimistas
que é aumentar a duração da vida humana,
que, para mim, é o objetivo
mais importante para nossa civilização.
Porque o que acontece atualmente
é essencialmente um holocausto:
milhões de pessoas morrendo em grande número,
uma de cada vez
e nós não achamos isso tão ruim
porque não vemos elas todas mortas em um lugar,
Mas isso é muito ruim, são muitas pessoas morrendo
E as pessoas dizem "Ah, mas isso é natural".
E para mim isso não é aceitável.
O fato de ser natural
não faz disso uma coisa boa.
Nós precisamos fazer as pessoas pararem
de morrer e envelhecer,
E aqueles que morrerem
antes destas tecnologias
devem ser criopreservados.
O fato de que isso não é a prática padrão
me impressiona.

E quando as pessoas do futuro olharem para nossa época
eu acho que elas vão dizer:

"O que passava pela cabeça daquelas pessoas?"
"Eles não faziam nada!"
"Eles jogavam as pessoas fora
quando elas eram consideradas legalmente mortas,
eles não faziam nada para aumentar a expectativa de vida,
eles não financiavam isso,
mas gastavam absurdas quantias de dinheiro
construindo armas
e financiando programas que não eram muito úteis,
eles não faziam praticamente nada
a respeito do problema do envelhecimento,
deixando o financiamento disso
a cargo de pequenos grupos privados."
"Isso não faz nenhum sentido."

Sócrates: Aubrey de Grey, que é outro entusiasta
do antienvelhecimento ou da superlongevidade,
sempre se refere ao fato de que morrem
100.000 pessoas por dia em razão do envelhecimento.
Ele tem um grande dificuldade em aceitar o termo
"morte natural", acho que nem suporta ouvir isso.
Então esse seria o objetivo por trás do seu trabalho?
Atingir a superlongevidade tendo em vista que
nós já atingimos os outros dois objetivos dos alquimistas?
É essa a motivação de Max More?

Max More: Certamente é uma grande parte da minha motivação,
mas é claro que alterar a duração da vida das pessoas
mudará uma série de coisas,
o modo como nós nos relacionamos uns com os outros,
organizações, a política, o modo como as pessoas lideram,
isso mudará uma série de coisas.
Os críticos dizem: "Mas isso mudaria absolutamente tudo!"
Mas é isso mesmo!
Mas você tem que pensar a extensão da vida
do ponto de vista dos outros objetivos transhumanistas.
Só viver mais... para mim isso já soa muito bom,
mas eu quero continuar a aprimorar a mim mesmo,
melhorar a nós mesmos intelectualmente,
emocionalmente e socialmente, porque tudo isso funciona junto.
Então há muito mais.
Mas eu acho que este objetivo (lutar contra o envelhecimento)
é o que merece mais ênfase nesse momento
porque ele é simplesmente negligenciado,
mas ele é crucial.
Nós podemos esperar para construir
 uma superinteligência artificial (AI),
nós podemos esperar para construir nanotecnologia,
naves espaciais,
se nós conseguirmos viver o bastante.
Mas de outro jeito, não.
Algumas pessoas argumentam que a inteligência artificial
poderia nos levar a resolver o problema do envelhecimento...
Talvez...
Mas para mim, conquistar o envelhecimento
ou pelo menos retardá-lo
É a prioridade número um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário