quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Atualização de "Singularity is Near"



Quem gosta de análises realistas sobre o futuro certamente irá apreciar "Singularity is Near", o livro de Ray Kurzweil responsável pela explosão do movimento transhumanista. Os excessivamente céticos, mas apreciadores de uma boa ficção cientifica, terão momentos de leitura agradável e instigante. Infelizmente, o livro ainda não tem tradução para o português (e se você não lê em inglês, pode se beneficiar da leitura de "A Era das Máquinas Espirituais", que traz basicamente as mesmas ideias, porém de maneira mais sintética e menos fundamentada).

Devo confessar -- junto com a maioria dos outros leitores de "Singularity is Near" -- que a leitura deste livro é de grande impacto. Você pode detestá-lo, pode passar a venerá-lo, mas dificilmente alguém mantém-se indiferente a este livro. Trata-se de um livro que evoca sentimentos e ideias profundas, ligadas a questões centrais da existência humana individual ou coletiva. Se fosse para resumir em uma frase este livro, eu arriscaria: a crença no poder irresistível das ideias para transformar o mundo.

Para aqueles que leram o livro (que é de 2005) e estão interessados em um upgrade, na palestra abaixo, proferida na Singularity University, Kurzweil se propõe exatamente a fazer isso: rebater algumas críticas (o que faz rapidamente, de passagem) e, o que é mais interessante, mostrar o que ocorreu com os vários gráficos apresentados no livro nos quatro anos após sua publicação (a palestra, salvo engano, foi gravada em 2009). Essa palestra também será útil para aqueles que assitiram a entrevista de Kurzweil na GloboNews e querem saber mais sobre a análise que Raymond Kurzweil faz do futuro da humanidade. Felizmente, para maior divulgação, esta nova palestra foi legendada pela FIAP.

A palestra encontra-se aqui:

Vale a pena assistir e divulgar. Para quem quiser twittar:
Em palestra, Ray Kurzweil faz atualização de Singularity is Near http://goo.gl/Rqed0

Nenhum comentário:

Postar um comentário